O mercado de Franquias continua registrando expressivos crescimentos nos últimos anos, apesar do crescimento tímido ou muitas vezes negativo do PIB nacional. A expansão das franqueadoras sem investimento próprio é uma da marcas deste modelo de negócios e outras regiões fora do eixo Sudeste-Sul, como o Nordeste, estão nos planos de muitas marcas. Vamos falar um pouco de como investir nesta região.

 

perguntas escolher melhor franquia

 

O Nordeste surge há alguns anos com uma região com potencial crescente para investir em Franquias. Segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF, o número de franquias no Nordeste cresceu 10% em 2017 em relação a 2016. É a terceira região em número de unidades franqueadas.

É um resultado expressivo, quando comparamos com os resultados da economia brasileira como um todo. O potencial de consumo da região é de 18% do país. As pessoas querem consumir mais e isso alimenta a cadeia para novos produtos e serviços.

 

1. Tenho perfil para empreender em Franquia?

Empreender em Franquias, assim em outros negócios próprios, exige conhecimento de gestão, capacidade de liderança, resiliência, organização, visão estratégica e muita dedicação, entre outras competências específicas do tipo de produto ou serviço.

Um aspecto importante é que a Franquia define seus padrões de qualidade, não há espaço para o franqueado mudar o produto no dia a dia. Por outro lado, é uma marca reconhecida, você pode investir a criatividade em outros processos, como o atendimento, forma de entrega ou o marketing local.

A vida corporativa e o empreendedorismo tem dinâmicas muito diferentes. Ter um negócio próprio traz muito sucesso e renda, mas é importante sentir-se confortável com as exigências e os desafios.

 

2. Quais os mercados promissores para uma Franquia no Nordeste?

O setor de Turismo tem um grande potencial, especialmente com a instalação e expansão de empresas, aumentando o Turismo de Negócios que garante movimento durante todo o ano.

Outros setores com maior potencial em Franquias no Nordeste são Alimentação, Beleza e Saúde, Estética e Vestuário.

São mercados já tradicionais no Franchising e onde a concorrência com as cadeias próprias é grande, o que exige uma atenção quanto ao diferenciado que a marca oferece para que haja um destaque.

Por outro lado, pela globalização de oportunidades futuras (concursos, trabalhar no exterior ou remotamente, intercâmbios) as famílias têm a necessidade de investir na formação dos filhos.

Com isso, o setor de Educação, onde a Red Balloon atua com Ensino de Idiomas, é uma ótima oportunidade de investimento.

 

 

red balloon ensino de idiomas

 

 

3. Como devo escolher a minha Franquia no Nordeste?

A experiência e a afinidade são os critérios que devemos usar para escolher uma Franquia.

Trabalhar no ramo onde já temos uma experiência profissional ajuda muito na adaptação. Porém, nem sempre gostamos do segmento – apenas nos acostumamos. Apostar num mercado por afinidade pode ser um fator mais importante – e parte da experiência certamente se aplicará a ele.

O sonho de trabalhar com educação de crianças e adolescentes pode ser o fator que dará a motivação pessoal ao trabalhar com Franquias de Ensino. O ritmo de trabalho e a dedicação serão fortes em qualquer segmento. Então, nada melhor do que produzir em algo que realmente satisfaz.

Educação está entre as principais despesas das famílias do Nordeste

4. Com que fatores devo me preocupar na pesquisa de uma Franquia?

Pesquisar alguns itens é fundamental para a escolha da sua Franquia:

  • Avalie a reputação da franqueadora, em sites de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui, redes sociais e em conversas com franqueados.
  • Verifique cuidadosamente o capital necessário para investir – a franqueadora fornece esses dados – e compare com a sua capacidade financeira.
  • Avalie se o ponto físico que você dispõe atende os requisitos da franqueadora ou se ela tem localidades definidas na sua região para os candidatos escolherem.
  • Lei com atenção a COF (Circular de Oferta de Franquia), o documento com todos os custos, direitos e obrigações das partes. Ele é cedido pela franqueadora ainda na fase em que você está avaliando o negócio.

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A Red Balloon é uma franquia de escola de inglês com foco em crianças e adolescentes. Já são mais de 45 anos de experiência no mercado utilizando uma metodologia de ensino diferenciada e atendimento personalizado – tudo para promover a satisfação de seus clientes.

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