Dominar um segundo idioma – em geral o inglês – deixou de ser um diferencial para os brasileiros. É um requisito obrigatório na formação profissional, em um mundo globalizado com comunicações dinâmicas que precisam de entendimento e respostas rápidas. E o investimento das famílias no Bilinguismo tem sido cada vez maior e mais precoce. Veja como você pode ver a oportunidade negócio nesse contexto.

Sobre Educação Bilíngue

O mundo anda em uma velocidade alta demais para demorarmos a investir em algumas habilidades.Os pais sabem como é importante preparar seus filhos para um ambiente de muitas oportunidades acadêmicas e profissionais, mas também de alta competitividade.

Para estar conectado com esse mundo e se destacar, um segundo idioma é mais do que uma vantagem competitiva: é um pré-requisito nas ofertas de trabalho e de estudo no Brasil e no exterior – e com domínio avançado, para obter resultados rápidos e seguros.

Com isso,iniciativas de Educação Bilíngue crescem para ajudar a preparar crianças e jovens para o mundo sem fronteiras.

Vamos falar sobre Educação Bilíngue e o quanto esse cenário impulsiona o setor de Franquias de Idiomas em geral.

 O que é uma Escola Internacional?

As Escolas Internacionais são usadas por famílias de funcionários transferidos por empresas estrangeiras para trabalhar no Brasil, e que desejam que os filhos sejam educados conforme o idioma, a grade curricular e o calendário escolar do país de origem.

 Os alunos são inseridos no contexto educacional desse país – como se estivessem estudando em uma escola americana, por exemplo, incluindo o calendário que vai de agosto/setembro a maio/junho – mas em território brasileiro.

Como podemos observar, as escolas internacionais:

  •  um objetivo muito específico de manter a fluência de crianças e jovens com o idioma e o contato com a cultura nativa pelo tempo em que viverão no país.

 Por outro lado, elas não habilitam os alunos às etapas acadêmicas seguintes no Brasil.

O que é uma Escola Bilíngue?

Ao contrário das escolas internacionais, onde o foco é a vivência em um contexto acadêmico do país de origem, nas Escolas Bilínguesa conteúdo diário de aulas e atividades é dividido entre as duas línguas e comgrade e calendário brasileiros.

Ao contrário das escolas americanas, as escolas bilíngues são de ensino prioritariamente brasileiro com ênfase no bilinguismo. Em que pese ser uma proposta interessante nas suas linhas gerais, elas exigem atenção em alguns pontos:

  • Não há regulamentação a respeito das escolas bilíngues. A definição de carga horária em cada idioma fica a cargo das escolas, o que dificulta o entendimento do que seria um modelo ideal.
  • Muitas escolas, para não afetar demais o preço, limitam o ensino em inglês a duas ou três vezes por semana, descaracterizando o objetivo principal.
  • Com uma carga menor, e muitas vezes sem a extensão de horário, não há o mesmo aprofundamento e qualidade que são obtidos em ambientes exclusivos como as Escolas de Idiomas.
o que é escola bilíngue

O que é uma Escola com Programa Bilíngue?

No Programa Bilíngue, as escolas que já ministram a segunda língua como matéria curricular – sem a ênfase que as escolas bilíngues dão – oferecem uma extensão na carga horária para que os alunos tenham um contato maior com o segundo idioma.

A extensão visa intensificar a experiência com a segunda língua, porém sem o nível de proficiência.

Investimento no Bilinguismo: um grande mercado para as Franquias de Idiomas

O movimento das famílias na direção do ensino bilíngue demonstra a importância que elas dão para que inserir seus filhos o mais precocemente possível no domínio de dois idiomas. E crianças e adolescentes têm um potencial de aprendizado muito maior.

 As escolas bilíngues são uma tentativa de atingir este objetivo. Porém, pelos motivos que vimos anteriormente, não alcançam o patamar de qualidade e ênfase que o segundo idioma exige. Nesse contexto, as Escolas de Idiomas têm um grande mercado a explorar.

São milhões de crianças e adolescentes que precisam dessa habilidade para o melhor desempenho possível nas etapas acadêmicas seguintes e as melhores oportunidades profissionais no futuro.

E as Franquias de Idiomas, como a Red Balloon , são a melhor forma de investir nesse mercado, com uma visibilidade maior através de uma marca com reconhecimento e credibilidade e perspectivas maiores de sucesso.