A economia brasileira vem mostrando números de recuperação e as perspectivas são positivas para 2019 com um cenário econômico mais estável – o que sempre cria um efeito positivo para os investidores. Este cenário faz com que novos investimentos comecem a surgir e o Nordeste é uma área com grande potencial, pois além de ter um grande mercado de Turismo, tem espaço para desenvolver diversos setores econômicos.

Alguns fatores muito importantes contribuem para isto:

  • Os grandes investimentos ocorridos entre 2002 e 2015, em especial a instalação de grandes indústrias e universidades em cidades do interior, expandido o progresso para além das capitais.
  • A forte redução da migração para outras regiões do país, fixando uma população maior e mais jovem.

Então, é a hora de redescobrir o Nordeste. E Maceió está muito forte neste mapa.

Os números nos últimos anos, entre eles o expressivo crescimento do setor de Serviços, tornam a bela capital alagoana um destino certo de investimentos para os próximos anos.

 

Crescimento da atividade portuária

As obras estruturais, de modernização e dragagem trouxeram competitividade ao Porto de Maceió, permitindo que embarcações maiores atraquem nele. Alagoas é o maior exportador de açúcar do Nordeste, e o movimento de desembarques foi 36,7% maior em 2017.

Com um porto moderno, a tendência é dar mais vazão e agilidade às operações e atrair um movimento de exportação ainda maior, o que incrementa a economia local como um todo.

 

Incremento do turismo

Com estas obras de modernização do Porto de Maceió, ele tornou-se capaz de receber mais navios de cruzeiros, o que impulsiona o comércio local. A temporada 2017/2018, que vai de dezembro a abril, teve um aumento de 52% de turistas de navios em relação à temporada 2016/2017.

Além disto, as rede hoteleira vem se modernizando nos últimos anos, e exigindo pessoal mais qualificado.

Como o Turismo é um setor altamente relevante e sempre bem sucedido em Maceió, as expectativas são as melhores com estas mudanças. O maior fluxo de turistas internos, que antes buscavam as cidades no exterior, é mais um fator para o crescimento do setor nos próximos anos.

 

incremento do turismo

 

Qualificar pessoal é uma das grandes apostas em Maceió

A expansão da atividade portuária, os diversos investimentos esperados, principalmente por parte de empresários chineses, e o crescimento do setor de Turismo exigem um pessoal com maior qualificação em várias competências.

O setor de Educação tem uma grande demanda de jovens que querem se preparar para o mercado de trabalho e precisam dominar o Inglês, que é a língua universal nestes e nos diversos setores que crescerão em conjunto.

As Franquias de Ensino, em especial de Idiomas como a Red Balloon, terão um grande terreno para investir e expandir.