O Franchising brasileiro fechou 2018 com um crescimento de 7% em relação a 2017, repetindo o ótimo desempenho que vem tendo nos últimos anos e sempre muito superior ao PIB. Isso demonstra a capacidade de sucesso desse modelo de negócio. Temos opções de franquia em todos os segmentos e que apresentam ótimas performances. Hoje vamos destacar os que mais crescem e merecem um olhar atento na hora de decidir investir em uma Franquia.

O faturamento e o número de unidades de Franquias sempre em alta

O faturamento e o número de unidades franqueadas estão sempre em crescimento desde 2014 e isso é significativo, pois traduz o acerto das marcas com as franquias para atrair o mercado consumidor e a confiança em expandir as redes existentes.
As Franquias se tornaram a opção para muitas pessoas que têm capital para abrir um negócio e desistir do emprego formal.

O número de redes de Franquias em recuperação

O número de redes caiu em 2016 e 2017, o que era natural diante da incerteza econômica em criar novas redes e a recessão em alguns setores – como Moda e Entretenimento que são afetados em tempos de austeridade. Ainda assim, houve crescimento em 2018, um sinal da retomada de investimentos em Franquias.

 

 

Os segmentos que mais crescem nas Franquias: vamos falar mais sobre isso

Alguns segmentos como Alimentação, Entretenimento e Moda ainda são muito procurados, mas possuem alta competitividade com as redes próprias e até mesmo entre redes de franquias.
Por outro lado, existem segmentos que se beneficiam muito da melhor conjuntura econômica que é prevista para os próximos anos, com aumento dos índices de consumo e de investimento.
Uma característica comum entre os segmentos que mais crescem é a consistência dos resultados a médio e longo prazo. É possível obter ótimos resultados, porém alguns pontos de atenção devem ser observados:

Conheça o dia a dia da Franquia

Cada produto ou serviço tem a sua dinâmica e as suas características de gestão. Em algumas, a franqueadora fornece o produto acabado, por exemplo, e em outras o processo de produção será o foco.
Você sabia que as franquias não permitem mudanças nas estratégias definidas e na identidade visual da marca? Por esse motivo, é importante entender se o seu estilo de gestão se alinha com as necessidades da Franquia.

Avalie o suporte da Franquia

O suporte é um item fundamental na operação de uma Franquia e um dos principais motivos do sucesso desse modelo de negócio. Pesquise o que a rede oferece desde o processo de legalização e abertura até a operação, em especial treinamentos e como funciona o canal de atendimento.

Analise a sua capacidade financeira

Além do investimento inicial e do capital de giro, é importante ter um fundo de reserva que sustente seu orçamento doméstico durante o prazo de retorno. Desta forma, você poderá trabalhar na Franquia com mais tranquilidade e motivação.

E quais são os segmentos que mais crescem no Franchising brasileiro? Com certeza, um deles pode ser a sua escolha.

1 – Franquias de Saúde e Beleza

Esse é um segmento que compreende vários subsegmentos muito presentes na vida das pessoas: redes de cosméticos e perfumaria, academias, clínicas e laboratórios, farmácias, entre outros.
Os relacionados à estética e beleza deixaram de ser quase uma reserva feminina: a cada dia, mais homens investem nos cuidados e produtos, além das linhas específicas para crianças e terceira idade.

Nas academias, laboratórios e clínicas, as constantes inovações tecnológicas em equipamentos, novos tratamentos e atividades diversificam o mix de produtos e serviços e aumentam as oportunidades de receita.

Você quer investir em uma Franquia essencial na sociedade? Clique aqui e veja nossas dicas!

2 – Franquias de Turismo e Hotelaria

Apesar de ser muito influenciado pela oscilação do poder de compra das famílias, é um segmento que vem crescendo com a criatividade: personalizar é uma ótima forma de atuar em vários nichos e sempre obter bons resultados.

⦁ Turismo por interesse – cultural, esportivo, ecológico, religioso, exótico;
⦁ Turismo por faixa etária – infantil, jovem e terceira idade.

Outra estratégia é investir na redução de custo dos produtos, usando as inovações com serviços de rotas e hospedagem alternativos.

Um nicho que será bastante explorado é o turismo de negócios, aliando eventos profissionais com lazer, principalmente em regiões como o Nordeste, que vai crescer muito economicamente nos próximos anos.

3 – Franquias de Casa e Construção

Esse é um segmento que acompanha o dinamismo da economia como um todo, em dois movimentos importantes:

⦁ Mercados de construção civil, imobiliárias e manutenções que são influenciados pelo crescimento econômico, com mais construções empresariais e aumento da procura por imóveis residenciais;
⦁ Mercados de móveis e artigos para casa, que crescem no ritmo dos investimentos das famílias em troca de imóvel ou remodelação dos atuais.

O subsegmento de Aluguel de Construção tende a crescer nos próximos anos, com a decisão de muitas empresas de construção por alugar equipamentos ao invés de comprar e correr o risco da ociosidade de alguns depois das obras.

 

franquias de educação e treinamento

 

4 – Franquias de Educação e Treinamento

A educação é a base do desenvolvimento de todas as demais atividades.

É um segmento nobre e onde existem muitas oportunidades de investir com sucesso. Com a retomada do crescimento econômico, as oportunidades de trabalho ressurgirão depois de anos de muito desemprego.

A qualificação será fundamental, pois as exigências serão maiores com tantos profissionais na disputa de cada vaga. Por isso, há perspectiva que as Franquias de Escolas de Idiomas, principalmente o Inglês como a Red Balloon, terão um crescimento significativo.

O Brasil ainda tem um baixo índice de domínio e fluência em Inglês, e quem se qualificar certamente sairá na frente no mercado de trabalho.

Outro fator de sucesso desse segmento é o investimento das famílias na educação dos filhos através de intercâmbios que vem crescendo a cada ano. E alguns países, como a Irlanda, incentivam a permanência e o trabalho no país.

Nossas crianças e jovens terão muitas oportunidades em um mundo globalizado. O domínio do Inglês, sendo um idioma universal, é fundamental para aproveitá-las da melhor forma.

Um ponto relevante que devemos considerar: investir em educação é fundamental também em tempos de crise, pois é a forma de diferenciar-se sempre no mercado de trabalho e no empreendedorismo.