Ter uma Franquia é o sonho de muitos brasileiros devido a alta probabilidade de sucesso. Porém, em um aspecto fundamental, ela se parece com todo negócio de marca própria: a importância de alinhar o estilo de vida do franqueado com a dinâmica da Franquia. Muitas pessoas não dão a este aspecto a atenção que ele exige e focam mais no potencial de resultados, ou na situação de mercado, do que no segmento escolhido.

A experiência mostra que podem ser dois erros; cada modelo de Franquia tem características específicas e demanda um conjunto de habilidades e competências diferentes para realmente ser lucrativa.

Vamos abordar alguns formatos muito procurados por quem quer investir em Franquias e mostrar como é importante a harmonia entre a vida do futuro franqueado e a dinâmica do negócio.

Franquias de Varejo

Essa é a modalidade de Franquia mais complexa e onde a rotina de uma empresa tradicional está mais presente – produção, armazenamento, compras, pagamentos, recebimentos, prospecção de clientes, atendimento e vendas.

O franqueado de varejo deve:

⦁ Estar o mais disponível possível, com muitas horas de trabalho e um expediente que não se encerra quando baixa as portas;
⦁ Ter uma visão tanto de detalhes quanto sistêmica e um perfil comercial marcante;
⦁ Estar presente em todos os processos, porém saber delegar aos poucos, para focar nas estratégias e na busca de clientes;
⦁ Ter perspectivas pessoais de longo prazo: são as franquias mais impactadas pelos rumores do mercado e da economia como um todo, além dos prazos maiores de retorno do investimento.

Franquias de Consultorias

Você tem experiência corporativa em diversos níveis, incluindo em gestão? Então, as franquias desse setor podem ser as ideais para o seu investimento.

As Franquias de Consultorias são uma modalidade relativamente nova no mercado e fazem muito sucesso por atrair um profissional que, muitas vezes, está insatisfeito com o emprego e quer usar a vivência profissional como o produto para o seu negócio. Este segmento é para o perfil:

⦁ Com visão global do funcionamento de empresas para investigar, apontar causas e propor soluções;
⦁ Com capacidade de liderar mudanças;
⦁ Que saiba trabalhar com planejamento e prazos;
⦁ Que gosta e tem disciplina para atuar com independência, sem rigidez de horário e sem rotina.

Nessa modalidade, mais importante do que a experiência operacional, é a capacidade de análise crítica para transformar conceitos em ideias que possam ser usados em projetos de reestruturação e melhorias empresariais.

Buscar conhecimento constantemente aumenta as suas possibilidades de sucesso com uma Franquia. Veja nossas dicas de cursos online!

Microfranquias

Esse formato de franquia surgiu da necessidade de atender investidores que dispõe de pouco capital e querem sair do emprego formal, ou gerar uma renda extra no tempo disponível.

A grande característica das Microfranquias é a simplicidade de processos e de estrutura física, podendo ser administradas em quiosques de shopping centers, salas comerciais e até em home office.

O perfil ideal é de um profissional:

⦁ Que tenha disponibilidade para gerir sozinho – a maioria não tem receita que permita contratar funcionários;
⦁ Com muita resiliência, já que é um modelo facilmente afetado por crises econômicas e de mercado;
⦁ Com um perfil comercial marcante – o contato com o cliente é constante e o ciclo de atendimento é muito rápido.

Franquias Home Office

Quem não sonha em trabalhar em casa e ser bem-sucedido? O que há algum tempo parecia irreconciliável, ganhou força com as Franquias Home Office.

Essas franquias são predominantes em Consultorias, Tecnologia e Serviços Empresariais, que exigem apenas um escritório e poucos equipamentos.

Para ter sucesso com esse modelo:

⦁ O franqueado precisa colocar limites físicos e relacionais claros nos mundos pessoal e profissional. As interferências acabam prejudicando ambos;
⦁ É necessário ter muita disciplina e foco para não se distrair com o que acontece no entorno ou perder o controle do tempo dedicado ao trabalho e à vida pessoal;
⦁ A vida da franquia acontecerá na residência, portanto não é indicado para quem gosta da rotina de estar na rua todos os dias.

Com essas condições, é possível ter sucesso e ganhar qualidade de vida, com mais tempo para a saúde e a família.

Como podemos ver, são muitas as opções para você encontrar a Franquia que se alinha com o seu estilo de vida e suas perspectivas de sucesso profissional e pessoa. E nas Franquias de Idiomas, você pode obter as vantagens de cada uma delas.

 

Estilo de vida alinha Franquia

 

Franquias de Idiomas: onde você tem satisfação, estabilidade e qualidade de vida

O que dizer de uma franquia onde podemos oferecer um serviço com grande potencial de mercado, conquistar a independência profissional e ter qualidade de vida?

As Franquias de Idiomas, como a rede de escolas Red Balloon, podem proporcionar tudo isso e com resultados financeiros estáveis – um diferencial importante em uma economia tão instável como a brasileira.

Você pode conquistar uma carteira de clientes com contratos de longo prazo, garantindo faturamento. O franqueado nesse segmento deve:

⦁ Estar atento à qualidade de toda a cadeia: formação dos profissionais de ensino e de atendimento, uma metodologia exclusiva para conquistar os alunos e recursos modernos para as aulas;
⦁ Gostar de relações interpessoais;
⦁ Acompanhar as novidades do setor e as mudanças de comportamento da sociedade, principalmente com crianças e jovens.

O resultado é gratificante! Mais ainda para quem tem o sonho de trabalhar com educação ou tem experiência profissional na área.