Para cada 100 empresas abertas no Brasil, 52 são do empreendedorismo feminino. Muitas saíram do mercado de trabalho formal, onde a valorização profissional das mulheres ainda está longe do ideal, para usar suas habilidades em negócios próprios. Nas Franquias, as mulheres lideram  48% das unidades. Mais do que uma presença expressiva, esse é um número com qualidade: as mulheres que comandam Franquias faturam, em média, 34% mais do que os homens. Dois fatores explicam este sucesso feminino no Franchising.

O perfil de comportamento das mulheres nas Franquias

As mulheres possuem uma série de competências que facilitam a adaptação ao modelo das Franquias e ampliam as possibilidades de crescimento e sucesso:

  • Dão mais atenção ao planejamento como base para todas as ações na empresa;
  • São mais detalhistas, porém sem perder a visão sistêmica;
  • Investem mais na qualidade das relações com funcionários e fornecedores;
  • Aceitam melhor o conjunto de normas da Franquia;
  • São mais resilientes e preparadas para situações adversas.

Uma característica ainda mais marcante das mulheres nas Franquias é a disponibilidade: estão mais presentes e delegam menos, o que é muito importante para garantir a boa gestão e um controle maior sobre os processos.

As mulheres desejam empreender e contribuir para a sociedade

Numa intensidade maior que os homens, as mulheres preferem investir em produtos e serviços onde haja não só o potencial de lucro, mas também a satisfação de contribuir para a sociedade como um todo.

E isto motiva as mulheres a liderarem franquias ligadas ao bem-estar, como as de Saúde, de Estética e Beleza, de Moda e de Educação. Está no íntimo do comportamento maternal feminino a preocupação com a qualidade de vida das pessoas.

Para elas, o investimento em uma Franquia tem o objetivo material, mas também deve ter um propósito social. Por isso, a afinidade com esses segmentos é muito maior.

 

Um número cada vez maior de mulheres empreendedoras se identifica com as Franquias de Escola de Idiomas Infantil. E quais são as motivações?

 

As mulheres têm uma afinidade maior com crianças e adolescentes

As Franquias de Escola de Idiomas, como as de ensino em geral, são as mais intensas na relação com crianças e adolescentes e a afinidade com este público é fundamental para o sucesso.

É importante ter o olhar compreensivo para as necessidades e a empatia com as dificuldades individuais, para que todos se sintam seguros e progridam.

Além disso, é preciso ter uma atenção redobrada nas relações com mães e pais dos alunos – um terreno que exige muita sensibilidade e a capacidade de ouvir e aprender a partir das experiências com eles.

São características naturalmente fortes nas mulheres, o que aumenta a competitividade delas no segmento. A qualidade destas relações será fundamental para criar uma boa imagem entre os clientes e aumentar as recomendações.

 

É uma oportunidade de usar as competências femininas na gestão

Muitas das habilidades e competências marcantes nas mulheres são essenciais no dia a dia de uma Franquia de Escola de Idiomas: intuição, sensibilidade, organização, capacidade de diálogo, atenção com detalhes e o respeito nas relações.

Com isso, são maiores as chances de exercer uma gestão eficiente, ter equipes mais motivadas e uma produtividade maior. Além disso, a rede de franqueados tem um perfil mais uniforme, com os mesmos objetivos e ideais de transformação social com a Educação, o que ajuda na troca e na valorização de experiências.

 

É um investimento mais seguro

Uma Franquia é um modelo de negócio mais seguro, eficiente e com resultados melhores. Tudo isso se deve à comercialização de uma marca reconhecida e ao planejamento, marketing e o suporte fornecidos pela franqueadora.

Franquia de Escola de Idiomas é um segmento baseado na recorrência de faturamento, o que traz uma segurança maior para a investidora, e na fidelidade de seus clientes com um serviço de qualidade.

 

Você sabia que milhões de jovens esperam por um aprendizado de Inglês com qualidade?

 

É uma oportunidade de criar uma sociedade melhor

Uma Franquia de Escola de Idiomas como a Red Balloon não é apenas a possibilidade de ser bem-sucedida financeira e profissionalmente: é uma grande oportunidade de exercer um papel fundamental na construção da sociedade.

É uma relação social intensa, com o sucesso a cada certificado de conclusão entregue, e a certeza de que mais crianças e adolescentes chegarão melhor preparados às novas etapas da vida acadêmica e também às oportunidades profissionais no futuro.

 

É uma Franquia com qualidade de vida

Já sabemos que a Franquia de Escola de Idiomas proporciona alta rentabilidade com mais segurança e este também é um bom investimento em qualidade de vida.

Você chegará todos os dias à sua franquia motivada em trabalhar com um negócio de sucesso e um ambiente de relacionamentos e conhecimentos constantes. Também terá a oportunidade de aproveitar melhor a vida pessoal, com as férias de meio e de fim de ano.

Depois de tantos desafios e conquistas, nada mais merecido do que a tão sonhada viagem com a família e recarregar as baterias para um novo ciclo, não é mesmo?